O público-alvo é um grupo específico de consumidores para o qual uma empresa direciona estratégias, a segmentação considera características demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais. Permitindo campanhas eficazes para atender às necessidades desse público-alvo.
As bases de segmentação são os critérios pelos quais é possível separar consumidores potenciais em grupos, levando em consideração suas características em comum.
Conheça as principais variáveis de segmentação para definir seu público-alvo:
Para empresas B2B, as variáveis de segmentação se referem às características empresariais. Conheça as principais variáveis:
O público-alvo refere-se a uma segmentação mais ampla do mercado, identificando grupos de pessoas com características semelhantes, exemplo:
Mulheres profissionais, 25-40 anos, áreas urbanas, alta renda (R$8.000). Focadas na carreira, busque soluções práticas, qualidade, bem-estar e equilíbrio. Consumidoras exigentes, valorizam marcas personalizadas e inovadoras.
EXEMPLO
A persona vai além dessas informações básicas e busca criar um perfil semi fictício que representa o cliente ideal de uma empresa, exemplo: Lucas, estudante do ensino médio, 18 anos, São Paulo. Renda familiar média R$ 5.000 -15.000. Busca informações sobre inscrição em universidades, moradia estudantil e bolsas de estudo. Interessado em desenvolver habilidades sociais e profissionais para a carreira futura.
– Conheça seu negócio e/ou seu produto – Faça pesquisa de mercado e cenário atual – Divida o mercado em segmentos – Entenda o potencial de cada segmento – Selecione um segmento - alvo – Mantenha as informações do público-alvo atualizadas – Defina o posicionamento e as estratégias para cada segmento-alvo – Acompanhe as mudanças do mercado