Transformações no Mercado de Trabalho Impulsionadas pela Inteligência Artificial

A rápida evolução da IA gera debates sobre seu impacto no trabalho.

Preocupações com substituições de empregos contrastam com otimismo sobre sua capacidade de aumentar eficiência e produtividade.

Em maio, o CEO da IBM, Arvind Krishna, disse que a IA pode substituir 30% da força de trabalho em 5 anos, exceto atendimento ao cliente.

Depois, ele esclareceu que sua declaração foi enfatizada parcialmente e que acredita que a IA criará mais empregos do que substituirá.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) sugere que a implementação de sistemas de inteligência artificial generativa, como o ChatGPT, nas empresas, pode resultar em um aumento de até 14 % na eficiência dos funcionários .

Na área médica, a IA desempenha um papel crucial, por exemplo, auxiliar no diagnóstico. Algoritmos de aprendizado de máquina podem processar vastos volumes de dados médicos, permitindo que os médicos tomem decisões mais precisas e ágeis, enquanto a IA lida com análises complexas

Segundo o relatório anual The Future of Jobs, lançado em 1º de maio pelo Fórum Econômico Mundial, cerca de 75% das empresas planejam adotar inteligência artificial.

Espera-se uma alta mobilidade profissional, com 50% das organizações prevendo crescimento de empregos e 25% esperam redução.

A IA não busca substituir empregos, mas sim complementá-los, aprimorando a eficiência das profissões.  Em diversos campos, os profissionais estão aproveitando suas capacidades para melhorar suas atividades.

Gostou desse conteúdo?

Acesse nosso blog para aprender mais.